A Bíblia Evangélica - Podemos ser salvos através da caridade?

A Bíblia Evangélica - Podemos ser salvos através da caridade?
A Bíblia Evangélica - Podemos ser salvos através da caridade?

Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade. 1 João 3:17-18
Sabemos que não é através da caridade que conquistamos a salvação, Jesus pagou o alto preço la na cruz para nos salvar. Mas o amor que temos por Deus, é revelado através da nossa fé, e exige testemunho prático, onde nossas atitudes devem identificar-se com o exemplo que Jesus Cristo deixou para nós. Portanto amar a Deus é praticar as boas obras que a palavra de Deus recomenda.

"E disse-lhes (Jesus): Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." (Marcos 16. 15-16). Como se vê claramente, Jesus afirma que o salvo será o que "crer". Não temos a menção de que "fazer caridade" é o elemento que faz alguém ser salvo.

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito (Jesus), para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3. 16). Novamente vemos aqui que a salvação é recebida pela fé. Aquele que crê no Filho de Deus, Jesus Cristo, tem a vida eterna.


"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." (Efésio 2:8-9). Esse texto é um dos mais claros e conclusivos. A salvação é pela graça, mediante a fé. Paulo acrescenta aqui claramente que as obras NÃO fazem parte do processo da salvação para que "ninguém se glorie". Nos próximos versículos é esclarecido que as obras têm o seu papel, não de salvar, mas são decorrentes da fé (são frutos): "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." (Efésio 2. 10). As boas obras devem fazer parte da vida do salvo, mas não são o agente da salvação.

"visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei…" (Romanos 3. 20). Nesse texto vemos esclarecido que nem a obediência à Lei de Deus pode nos salvar.

"sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado." (Gl 2. 16). Mais uma vez vemos que a obediência à Lei não salva; somos salvos mediante a fé em Jesus Cristo.


Ore: Pai querido, perdoa por qualquer tipo de avareza, orgulho, e falta de amor para com Senhor e para com meu próximo. Ajuda-me a testemunhar minha fé com obras que edificam o meu próximo, e promovem a Sua glória no meio de nós. Eu oro em nome de Jesus. Amém

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo